4 passos para tornar a tomada de decisão empresarial mais leve | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

4 passos para tornar a tomada de decisão empresarial mais leve

4 passos para tornar a tomada de decisão empresarial mais leve

4 passos para tornar a tomada de decisão empresarial mais leve

Nós somos colocados diante de situações que exigem escolhas difíceis diariamente, no âmbito pessoal e profissional. Quando se trata de uma tomada de decisão empresarial, os fatores a serem considerados são mais complexos porque envolvem diversos tipos de recursos – dinheiro, pessoas, tempo, estratégias e assim por diante. Por mais complicado que seja, existem caminhos que podem te ajudar a avaliar as alternativas de forma que a sua decisão seja mais assertiva.

Quando é exigido uma grande tomada de decisão empresarial, vale a pena frisar que a inteligência emocional pode trazer facilidades ao processo. O líder condicionado emocionalmente apresenta destreza para avaliar os aspectos positivos e negativos que poderão ser envolvidos em sua escolha.

Como se não fosse suficiente a tomada de decisão em si, a pressão e a culpa também agem em torno do responsável. Pressão porque toda escolha carrega prós e contras consigo; e se os resultados conquistados a partir daquela escolha forem ruins, a culpa certamente aparecerá.

4 passos para tornar a tomada de decisão empresarial mais leve

  1. Faça uma lista dos prós e contras e analise os levantamentos que fizer.
  2. Pondere as consequências positivas e negativas das possíveis escolhas que você pode fazer. Se diante desta importante decisão que você precisa tomar existe a possibilidade A e B, reflita “Quais podem ser os desdobramentos a partir da escolha A e a partir da escolha B”. Para você, qual delas pesa mais e condiz com o objetivo da empresa e com a sua linha de trabalho? Pense com calma, não é o momento de se deixar levar pela impulsividade.
  3. Troque experiências com quem entende a complexidade da situação. É muito comum nos envolvermos de forma intensa e deixarmos de avaliar aspectos fundamentais. Se existir essa possibilidade, converse com alguém que esteja de fora, que compreenda a sua responsabilidade e que saiba avaliar a situação com clareza e frieza. Um olhar de fora sempre traz uma nova perspectiva sobre o problema pelo qual estamos enfrentando.
  4. Não se desespere. Algumas escolhas podem trazer consigo um fardo difícil de carregar, por isso é importante seguir na direção do que te trará paz de espírito. Lembre-se que ninguém é perfeito e agrada a todos.

Por mais que todo este cenário esteja relacionado ao ambiente profissional, o autoconhecimento é uma das bases para que a tomada de decisão empresarial faça sentido para sua vida. Nós, da Arita Treinamentos, acreditamos que o coaching tem a capacidade de te ajudar a se descobrir em todos as áreas essenciais para a felicidade, descubra como aqui.

Você também pode gostar de ler:

Crédito: fizkes / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS