6 dicas de como se manter calmo em situações de estresse | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

6 dicas de como se manter calmo em situações de estresse

6 dicas de como se manter calmo em situações de estresse

Para viver melhor é preciso relaxar! E isso passa por ser manter calmo em situações de estresse que todos nós passamos no dia a dia

Quem acompanha as postagens de inteligência emocional, aqui no blog da Arita Treinamentos, sabe que é possível trabalhar técnicas simples para condicionar sua mente contra as armadilhas emocionais que surgem diariamente. E isso faz muita diferença, inclusive, quando pensamos em dicas para se manter calmo em situações de estresse. Você anda muito nervoso ultimamente? Este post é perfeito para você! Boa leitura.

Veja aqui as 6 dicas de como se manter calmo em situações de estresse

1 – Não se apegue: uma ótima dica para se manter calmo em situações de estresse é tentar não se apegar ao fato / pessoa que gera o desconforto. Você pode, fisicamente, não ficar perto de tais situações / pessoas, ou seja, não frequentar os mesmos ambientes sociais. Caso tenha que enfrentá-las, coloque-se como um expectador (a) do momento. Abstraia-se, não dê a menor importância. Esta é uma ótima dica para colocar em prática em ambientes profissionais.

2 – Razão no lugar da emoção: uma tática bem interessante é pensar duas, três e até quatro vezes antes de falar ou fazer alguma coisa. Este é o segredo para não se estressar. A emoção não pode ser o carro-chefe em momentos extremos, afinal é preciso racionalizar a situação para buscar a melhor saída para você. Ajuda muito treinar a respiração (respirar fundo) e a concentração em momentos-chave.

3 – Pratique a meditação: quando você se encontra em um estado de relaxamento, não há espaço para o estresse, não é mesmo? Uma boa dica, então, é praticar atividades que promovam isso, como a meditação. Ao fazer isso, com o tempo, você passará a transportar sua mente para outros “locais” em momentos de estresse, como durante uma briga ou ao notar a presença de alguma pessoa que te incomoda.

4 – Olhe para trás: observe em sua história, no seu passado, como lidou positivamente em situações estressantes. O que pode ser feito do mesmo jeito? Lembre-se de como sentiu e o resultado das medidas que tomou. Repetir situações que deram certo é uma boa saída em situações semelhantes.

5 – Atividades físicas: praticar atividades físicas é uma boa ideia para aliviar situações de estresse no dia a dia. O grande segredo é encontrar a atividade que melhor se adequa ao que gosta de fazer e ao seu ritmo de trabalho, além de tempo disponível de lazer. Você pode, por exemplo, marcar um futebol semanal com os amigos, caminhar no parque com o seu pet, pedalar no bairro, ir à academia e muito mais. O que não faltam são opções, principalmente nas grandes cidades.

6 – Aceite suas próprias emoções: isso não quer dizer que você deve achar normal o estresse que sente, mas sim entender que é um problema que existe e somente você pode enfrentá-lo. Ao racionalizar isso, o primeiro passo rumo à saída é dado, já que você passa a entender que o estresse está atrapalhando sua vida, seja no aspecto pessoal ou profissional.

A inteligência emocional pode ajudar?

Sim, sim e sim! Através de treinamentos de inteligência emocional é possível identificar os gatilhos emocionais que geram as situações de estresse e, principalmente, encontrar saídas coerentes e duradouras para o problema. Trata-se de uma metodologia personalizada e comprovadamente eficaz. Quer saber mais sobre o assunto? Fale hoje mesmo com um especialista da Arita Treinamentos.

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