8 dicas para estimular a criatividade no ambiente de trabalho | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

8 dicas para estimular a criatividade no ambiente de trabalho

8 dicas para estimular a criatividade no ambiente de trabalho

8 dicas para estimular a criatividade no ambiente de trabalho

Já foi o tempo em que se acreditava que as pessoas nasciam criativas. Hoje, o discurso é diferente e mais prático: descobriu-se que a criatividade pode ser desenvolvida e aprimorada – e isso não requer nenhuma fórmula mágica. Simples ações podem estimular a criatividade e te trazer benefícios que vão além do ambiente profissional.

Dificuldade para encontrar solução para um problema, bloqueio criativo na hora de desenvolver um trabalho, falta de inspiração. Tudo isso pode estar associado ao processo criativo. Pesquisas já mostram que estimular a criatividade e praticá-la contribui para a tomada de decisões, resolução de problemas e capacidade de inovar. Isso significa que as nossas dicas podem ajudar profissionais dos mais diversos seguimentos, não só aqueles diretamente ligados à arte.

Como estimular a criatividade?

  1. Concentre-se em suas atividades. Quanto mais envolvidos nós ficamos em determinada tarefa, mais fácil será de vir uma ideia que poderá facilitar processos ou trazer resultados melhores.
  2. Dê tempo ao seu corpo para absorver e assimilar o que é importante, ou seja, durma bem. É durante o sono que o nosso cérebro processa as informações recebidas durante o dia e as armazena como memórias de curto ou longo prazo.
  3. Permita-se desligar o pensamento de vez em quando. Reflita sobre outras coisas, viaje mentalmente. Isso é o ócio criativo e, a partir dele, você pode ter ideias que jamais esperava.
  4. Pesquise. Busque referências (ideias ou pessoas) para embasar suas ideias ou até mesmo melhorá-las. A partir do trabalho de alguém você pode ter insights direcionados à atividade e os resultados podem ser surpreendentes.
  5. Sempre anote tudo o que acredita ser útil quando o assunto é estimular a criatividade. De preferência, anote tudo em um lugar só para facilitar a consulta posteriormente.
  6. Teste. Se você está na dúvida sobre o melhor caminho a seguir, ou se a ideia dará certo, faça um teste. Só saberemos da efetividade de uma ideia a partir de sua execução, concorda?
  7. Troque experiências. Quem está de fora da situação sempre apresenta uma perspectiva diferente. Para estimular a criatividade, é essencial conversar com outras pessoas e ouvir novos pontos de vista.
  8. Você já ouviu aquele ditado “O ótimo é inimigo do bom”? Às vezes, esperamos por algo ficar perfeito para colocarmos em prática quando, na verdade, já poderíamos ter começado algo grandioso e ajustar o restante durante a execução. Não espere a perfeição – mas também não se acomode, saia da sua zona de conforto sempre que possível.

Se até aqui pareceu ser difícil estimular a criatividade, a Arita Treinamentos pode oferecer ajuda profissional e te ajudar a se tornar a pessoa e o profissional que você almeja. Acione nossa equipe, exponha quais são as suas necessidades e você receberá o direcionamento adequado. Nós dispomos de oito cursos com diferentes objetivos. Clique aqui e descubra com qual deles você se identifica.

Você também pode gostar de ler:

Crédito: andresr / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

ARTIGOS RELACIONADOS