Ansiedade no trabalho. Veja causas e como superar o problema

Ansiedade no trabalho: como vencer um dos maiores sabotadores da produtividade

Ansiedade no trabalho: como vencer um dos maiores sabotadores da produtividade

É preciso ficar atento aos sinais de ansiedade no trabalho para ter uma vida profissional e pessoal mais equilibrada e feliz

Quem sofre com ansiedade no trabalho sabe que este é um assunto sério, afinal não somente a produtividade e o desenvolvimento da carreira são prejudicados, mas a própria qualidade de vida, no dia a dia além das tarefas da empresa. E isso é algo cada vez mais presente no Brasil. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o país é um dos que mais tem pessoas ansiosas em todo o mundo! Porém, a boa notícia é que é possível vencer um dos maiores sabotadores da produtividade e você confere, aqui no blog da Arita Treinamentos, dicas para tentar resolver o problema. Continue a leitura!

Como vencer a ansiedade no trabalho?

  • Vida saudável: é fundamental que você tenha um estilo de vida mais saudável, e isso quer dizer mais exercícios físicos durante a semana, uma alimentação balanceada e o abandono do álcool e cigarro.
  • Tempo só seu: outra boa dica para tentar vencer a ansiedade no trabalho é reservar um momento do dia só para você. Por exemplo, no horário de almoço e sempre que o expediente chegar ao fim. Levar tarefas do trabalho para a mesa na hora do almoço, ou ficar respondendo e-mails aos finais de semana, são armadilhas que podem agravar o quadro de ansiedade.
  • Adote um hobby: ao procurarmos e desenvolvermos atividades novas, um novo hobby, nossa mente desliga um pouco das cobranças e urgências do trabalho. É uma ótima ideia para também desenvolver novas habilidades e gostos

IMPORTANTE: se você é um diretor ou CEO e está notando que a sua equipe está mais ansiosa, não espere o problema se agravar. Promova ações para tentar ajudar, como palestras sobre o tema, serviços de quick massagem durante a semana, pausas durante o expediente para conversação e assim por diante. Também é fundamental que você enxergue seus funcionários como pessoas, e não números e máquinas produtivas. São pessoas que têm vida além da empresa, com problemas pessoais, famílias, hobbies e muito mais.

Principais causas que levam à ansiedade no trabalho

Além de conhecermos dicas para tentar vencer a ansiedade no trabalho, também é fundamental saber quais são as principais causas do problema. Confira abaixo:

  • Excesso de responsabilidades: a pessoa desenvolve a ansiedade porque não consegue, ou acha que não consegue, lidar com tantas responsabilidades no dia a dia. Tem relação com o medo de não estar à altura das expectativas da empresa.
  • Prazos curtos: também é um fator determinante, isso porque a urgência pela entrega eleva os níveis de ansiedade, pois existe o medo da falha, de não entregar o que foi solicitado.
  • Comparação: acontece quando a pessoa se compara excessivamente com colegas de trabalho, principalmente em relação ao crescimento dentro da empresa e as próprias especializações na carreira. Porém, isso não pode ocorrer, pois cada pessoa tem uma visão de mundo e uma rotina muito particular, portanto a comparação não pode ocorrer.

Inteligência emocional contra a ansiedade no trabalho

Através de treinamentos de inteligência emocional é possível identificar as causas que levam à ansiedade no trabalho e aplicar exercícios práticos, efetivos e personalizados, para buscar a solução do problema. Desta maneira, com o passar do tempo, é possível alcançar uma vida profissional mais equilibrada e feliz. E outra boa notícia é que você sabe que pode contar com a Arita Treinamentos, uma empresa com mais de 30 anos de know-how na área. Então, aproveite: fale com um dos nossos especialistas!

ARTIGOS RELACIONADOS