Aprenda 5 estratégias efetivas para motivar a equipe | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Aprenda 5 estratégias efetivas para motivar a equipe

Aprenda 5 estratégias efetivas para motivar a equipe

Aprenda 5 estratégias efetivas para motivar a equipe

Por mais realizado que alguém esteja com o trabalho, uma hora o cansaço ou a desmotivação vem por inúmeros motivos. As empresas são feitas de pessoas, por isso o líder atento capta o problema e traça estratégias para motivar a equipe. Cada indivíduo apresenta suas peculiaridades, mas algumas ações podem despertar o melhor dos colaboradores quando se trata do ambiente corporativo. Hoje, nós compartilharemos 5 dicas para te auxiliar neste projeto.

O papel do líder dentro da instituição vai além da supervisão de sua equipe. O cargo de liderança vem incumbido de diversas responsabilidades, tais como coordenar a execução das atividades, acompanhar o andamento das mesmas, orientar os colaboradores sobre as melhores formas de desenvolver determinado trabalho, entender quais são as necessidades de cada um dentro do time para somarem no todo, e assim por diante. Quando a desmotivação surge no grupo, também é papel do líder reverter a situação – que pode (ou não) estar relacionada à má gestão.

Se você compreende a importância de motivar a equipe, exerce um cargo de liderança e gostaria de aprimorar/adquirir suas habilidades, o coaching pode te ajudar. Além deste profissional, algumas sugestões podem te dar insights valiosos:

Como motivar a equipe?

Pare, reflita e parta para a ação:

  • Reconheça o bom trabalho

Um dos grandes motivadores de qualquer funcionário é o reconhecimento, seja ele verbal (elogios) ou físico. Quando alguém sabe que está fazendo um bom trabalho perante seu líder, a tendência é manter o ritmo para continuar surpreendendo. Se você julgar pertinente, ofereça uma recompensa. Se você tiver liberdade com o grupo, pergunte a ele como pode motivar a equipe. As respostas poderão te ajudar a ser mais assertivo.

  • Fale sobre as opções de crescimento

Grande parte dos colaboradores se sente motivada porque tem perspectiva – aumento salarial, mudança de cargo, benefícios. Seja claro com eles, explique quais são as possibilidades e dê abertura para sugestões. Esse diálogo reforçará a sua imagem de transparência e dará ao indivíduo um objetivo.

  • Integre os colaboradores

Muitas equipes se desmotivam porque sentem que não fazem parte da empresa, ou não veem sentido no seu trabalho. Sempre que possível, deixe clara a relevância daquele trabalho, como contribui para a realização das metas do grupo e da empresa. Esteja disponível para falar sobre objetivos, resultados e como o colaborador pode contribuir de forma efetiva com eles.

  • Conheça a sua equipe

Aproxime-se de seus colaboradores, conheça suas motivações particulares. Isso te ajudará a traçar atividades específicas – por exemplo: é mais efetiva a bonificação em grupo ou individual?

  • Faça feedbacks construtivos

Antes de mais nada, tenha em mente que você é uma espécie de mentor. É sua responsabilidade ajudar os membros de sua equipe a se desenvolverem profissionalmente. Além de citar aspectos negativos, faça elogios e mostre alternativas para a pessoa poder melhorar o que foi criticado.

Acredite, quanto mais disposto a valorizar a sua equipe você estiver, melhores serão os resultados.

Você também pode gostar de ler:

Crédito: Chaay_Tee / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

 

ARTIGOS RELACIONADOS