Aprimorando a liderança: 5 dicas de como desenvolver a resiliência emocional no trabalho | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Aprimorando a liderança: 5 dicas de como desenvolver a resiliência emocional no trabalho

Aprimorando a liderança: 5 dicas de como desenvolver a resiliência emocional no trabalho

O líder moderno é o líder que tem a capacidade de se adaptar a mudanças e aprimorar constantemente sua atuação junto a equipe de trabalho

Segundo a definição acadêmica, resiliência é a “a capacidade de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças e superar obstáculos, assim como resistir à pressão de situações adversas, como estresse, choque e eventos traumáticos”. Dentro do mundo corporativo, quando pensamos em estabilidade emocional no trabalho, é fundamental compreender este conceito e colocar em prática as melhores estratégias em prol do constante desenvolvimento da empresa, do líder e da equipe de trabalho. E isso também vale para resiliência emocional no trabalho. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.

Resiliência emocional no trabalho: X dicas de como aprimorar sua liderança

1- Assertividade
Quando pensamos em resiliência emocional no trabalho e em como aprimorar a liderança profissional, devemos pensar em assertividade. E isso passa, dentro do papel do líder, por ouvir os diferentes pontos de vista e ponderar as melhores alternativas em busca de soluções mais assertivas. Para tal, é fundamental ser mais firme, educação objetivo, honesto e transparente em todas as relações. Estas são características de um líder moderno, que incentiva sua equipe.

2 – Autoconfiança
Um líder do século XXI é um líder confiante e que inspira confiança em sua equipe. Uma boa dica para estimular a autoconfiança é ponderar sempre as palavras que são transmitidas às pessoas no dia a dia do trabalho. Outra boa maneira é apresentar novidades, atualizações e conteúdos em geral que promovam o desenvolvimento da equipe.

3 – Autoconhecimento
Aprimorar a liderança passa pelo autoconhecimento. Não tem como desassociar estas partes. Você, como líder, precisa conhecer suas limitações e habilidades para que possa se tornar um líder mais justo e inspirador para sua equipe, dia após dia. Esta é a melhor maneira para lidar com eventuais barreiras que possam impedir o crescimento profissional e até mesmo pessoal.

4 – Empatia
Todos os líderes de sucesso, hoje e amanhã, são e serão líderes que se colocam no lugar das outras pessoas da equipe. Líderes que têm empatia, que compreendem os dilemas de terceiros e que, principalmente, conseguem buscar soluções para resolução de problemas.

5 – Resiliência, sempre
O líder resiliente é o líder que consegue se adaptar as mudanças, que se molda frente à pressão, críticas e mudanças inevitáveis do mundo corporativo. Ter resiliência é justamente isso, ou seja, encarar os desafios sem perder a motivação e com capacidade de se adaptar a novos cenários.

Como a inteligência emocional pode contribuir?

Esta é uma metodologia inovadora e que consiste na aplicação de treinamentos objetivos, que buscam estimular habilidades comportamentais de controle emocional e automotivação, dois aspectos fundamentais para o sucesso de qualquer líder corporativo.

E você sabe que pode contar com a Arita Treinamentos, uma empresa de renome no mercado e que trabalha com inteligência emocional há mais de 30 anos. Por aqui, você tem o suporte de profissionais que realmente entendem do assunto e que estão preparados para realizar um atendimento personalizado, discreto e efetivo.

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