As 3 características das pessoas inteligentes emocionalmente | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

As 3 características das pessoas inteligentes emocionalmente

As 3 características das pessoas inteligentes emocionalmente

A inteligência emocional pode ser caracterizada como a capacidade de administrar sentimentos e emoções para se adaptar a determinadas situações. Por meio dela, é possível tomar decisões mais assertivas e melhorar seu desenvolvimento social.

Esse tipo de inteligência, porém, não é determinado pela genética. Na verdade, é a experiência de vida que traz mudanças e novas visões de mundo para agregar um nível maior de controle emocional.

As pessoas inteligentes emocionalmente também possuem três características muito especiais. Para conhecê-las e descobrir se você se encaixa no perfil, continue a leitura!

1. Autoconhecimento

Pessoas inteligentes emocionalmente demonstram grande autoconhecimento. Isso significa que elas sabem identificar seus desejos, seu comportamento frente a certas ocasiões, suas aptidões e suas dificuldades.

Para alcançar esse estado, a reflexão é essencial. É ela que eleva nossas potencialidades e traz mais consciência a respeito de limitações. Além disso, permite também uma maior autoaceitação, que ajuda a compreender porque somos tão diferentes uns dos outros.

Sendo assim, quem se autoconhece age de forma inteligente por reconhecer seus pontos fortes, assumir seus pontos fracos e fazer bom uso de seus atributos. Essa é uma característica em constante evolução, já que nunca paramos de agregar novas vivências e descobrir com o que nos identificamos.

2. Disposição para mudar

Enfrentar mudanças com a mente aberta é outra característica evidente das pessoas inteligentes emocionalmente. Elas estão sempre dispostas a buscar melhorias para sua vida e entendem que a transformação em nosso cotidiano abre um leque de oportunidades.

Esses indivíduos também compreendem que não há qualquer sentido em mudar seu comportamento simplesmente por mudar. Eles correm atrás de um significado para tornar toda essa transição mais rica e efetiva.

Enfrentar as coisas com essa qualidade em ação reforça a consciência de que é necessário ser flexível para se adaptar. Com isso, fica mais fácil enxergar novos caminhos e usá-los para atingir objetivos sem jamais desanimar.

3. Facilidade de comunicar emoções

Comunicar emoções também é uma competência importante das pessoas inteligentes emocionalmente. Elas conseguem fazer isso com total clareza e precisão, o que também desenvolve sua empatia por não causarem confusão ou desconforto em quem está ao redor.

Muitos conflitos surgem justamente da falta dessa característica. Mas quem a possui, consegue evitar mal-entendidos, pede desculpas com mais facilidade e não se sente inseguro em dizer quando se sente aborrecido, frustrado ou ansioso.

Essas pessoas não têm medo de ocultar suas emoções e usam cada uma delas também para entender melhor o outro. Por isso, saem melhor em diversos contextos de clima mais pesado e controlam muito bem seus sentimentos mais negativos, pois não são escravos deles.

As características das pessoas inteligentes emocionalmente vão muito além dessas, é claro. Mas através das três qualidades principais, o indivíduo pode desenvolver outras vertentes que trazem muito mais desenvoltura, tranquilidade e complacência para lidar com as mais diferentes situações.

E você, identifica alguma delas em seu comportamento? Qual é a mais evidente e o que você faz para mantê-la bem desenvolvida? Deixe seu comentário abaixo e participe!

ARTIGOS RELACIONADOS