Como o autoconhecimento pode te ajudar a ser mais feliz? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Como o autoconhecimento pode te ajudar a ser mais feliz?

Como o autoconhecimento pode te ajudar a ser mais feliz?

Se existe um passo que seja realmente imprescindível para a nossa evolução pessoal, esse é ter o adequado autoconhecimento. Não é simplesmente um clichê dizer que somos os “arquitetos da própria vida”, e para que construamos o nosso “castelo de felicidade” seria preciso enxergar e desenvolver o nosso potencial.

O sonho de todos é alcançar o bem-estar e mais plenitude, não é mesmo? E esses são conceitos fundamentais para o significado da felicidade. Porém, você pode estar se perguntando: como o autoconhecimento pode te ajudar a ser mais feliz?

Continue a leitura deste post e descubra a resposta!

O autoconhecimento e a felicidade

Para ser mais feliz, o autoconhecimento é uma das chaves mais importantes. Quando tomamos consciência pessoal da nossa identidade, nossos valores e habilidades, estamos no caminho para sermos mais felizes.

Quando uma pessoa alcança o estado de felicidade, sente-se mais completa e com capacidade suficiente de enfrentar qualquer tipo de situação. Esse sentimento pode ser permanente e mais forte se desenvolvermos o nosso autoconhecimento.

Não julgue, apenas observe

É preciso tomar consciência de que fazemos parte de uma natureza dinâmica, abundante e cheia de possibilidades de crescimento. A partir daí, a nossa missão é observar os nossos sentimentos e pensamentos, como uma verdadeira testemunha das emoções e dos resultados.

Estamos falando apenas sobre observar, e não fazer julgamentos. É assim que os pensamentos e comportamentos negativos podem ser identificados.

Pratique a mudança do pensamento

Depois de detectar os pensamentos negativos, é hora de agir. Sempre é admissível substituí-los por outros, de preferência que sejam mais positivos, para notar as mudanças que essa atitude trará para a sua vida.

Ou seja, é preciso que você não mantenha o foco nos seus medos, mas sim na sua felicidade. Se aumentar os pensamentos de medo, dor, pessimismo, a conexão com a felicidade se perde. Por isso é fundamental interpretar tudo aquilo que ocorre dentro de nós. É importante não permitir que os vícios e defeitos manipulem você.

Levante-se toda manhã com um objetivo

Não importa se será um objetivo pequeno, médio ou grande: o essencial é ter um propósito. Só assim os seus dias poderão ser diferentes. Nada melhor para atingir a motivação e se encher de otimismo do que observar suas pequenas conquistas diárias.

Além disso, os objetivos são uma forma de pensar positivamente, e dessa maneira você pode até mesmo secretar mais endorfinas, os neurotransmissores produzidos pelo cérebro. Elas são consideradas analgésicos naturais, muito importantes para modificar a sua saúde e bem-estar para melhor.

O autoconhecimento também tem a ver com aceitação

Quando nos conhecemos bem, aceitamos quem somos, para que a partir daí possamos mudar ou superar os nossos problemas. Por isso, agradeça as oportunidades de crescimento que a vida coloca à sua frente. E acima de tudo se perdoe.

Entenda que seus erros não definem quem você é. A autocrítica exagerada e o perfeccionismo geram insatisfação e negatividade. Você não precisa disso para ser mais feliz! O trabalho do autoconhecimento é um processo diário, e com passos pequenos você alcançará os grandes. Por isso, não desista: mantenha-se alerta!

O que achou das dicas do texto? Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário e nos conte suas perguntas e sugestões.

ARTIGOS RELACIONADOS