Como sair da zona de conforto no trabalho e ser realizado | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Como sair da zona de conforto no trabalho e ser realizado

Como sair da zona de conforto no trabalho e ser realizado

Como sair da zona de conforto no trabalho e ser realizado

Não tem segredo, para conseguirmos evoluir em qualquer área da vida é preciso se esforçar e se manter atualizado, compreender quais são as necessidades e se habilitar para atender à necessidade. Pensando profissionalmente, este caminho não poderia ser diferente, por isso nós vamos compartilhar com você algumas dicas que podem te ajudar a sair da zona de conforto no trabalho e mudar de vida. Você vai ver que a realização pode estar mais perto do que você imagina.

Como eu sei que estou na zona de conforto no trabalho?

Dizemos que a zona de conforto no trabalho está atrelada à segurança. Você confia o bastante na condição atual e não tem mais perspectiva (positiva ou negativa), não vê desafios. Situações muito comuns são: você gostaria de conquistar uma promoção, mas não se capacita para estar apto porque tudo deu certo até agora – e você se saiu bem mesmo assim, não é verdade?; deseja um aumento salarial e sabe que é capacitado, mas jamais conversou com o seu superior porque vai ser cansativo entrar nessa discussão; o atual emprego te insatisfaz em inúmeros aspectos, mas não busca uma nova oportunidade, afinal, está conseguindo pagar as contas. Estes são só alguns dos exemplos que já vimos.

A verdade é que a zona de conforto no trabalho pode se instalar de formas diferentes e talvez você nem tenha se dado conta. Pense a respeito do seu trabalho atual e se questione:

  • Quando penso na minha carreira, como me vejo daqui cinco, dez anos?
  • Eu sou feliz fazendo o que faço hoje?
  • Eu seria feliz executando as atividades que realizo hoje?
  • Se eu pudesse mudar algo hoje, o que seria?

Se você projetou o seu futuro com mudanças de cargo e/ou atividades, nós te perguntamos: O que você faz, de fato, para alcançar esta meta? O seu futuro depende das ações e esforço praticados hoje.

6 dicas para sair da zona de conforto no trabalho

Não existe uma fórmula mágica que te leve aonde você quer num piscar de olhos. Por isso mudar a mentalidade e partir para a ação são atitudes decisivas para sair da zona de conforto no trabalho:

  1. Estabelecer um ponto de chegada – Reflita sobre o seu trabalho atual, avalie os pontos que te desagradam, o que já não faz mais sentido para você. O que está ao seu alcance para mudar a situação?
  2. Chega de procrastinação – Sabe aquele pensamento “Amanhã eu faço”, “Amanhã eu resolvo”? O ato de deixar tudo para depois se chama procrastinação. Enquanto você deixar as suas ações para o dia seguinte, os resultados também só virão no dia seguinte. Pense nisso!
  3. Investir em atualização – Tudo muda muito rápido. Novas tendências, novos meios de realizar algo, novos produtos, novas soluções. Aprimorar a sua experiência e adquirir conhecimento nunca é demais. Independentemente da área ou empresa onde você atua, com certeza poderá levar seus aprendizados. Isso só tende a te valorizar – e as empresas também apreciam.
  4. Aceitar críticas – Quando feitas com embasamento e com o intuito de ajudar, as críticas construtivas devem ser sempre bem-vindas. Escute de bom grado, reflita se há fundamento, guarde o que faz sentido para você e pratique. Conselhos feitos em ambiente profissional podem nos ajudar a sair da zona de conforto no trabalho mais rápido do que imaginamos!
  5. Acredite em seu potencial – Você pode construir a carreira dos seus sonhos e isso só depende de você. Tenha em mente que você está fazendo o seu melhor para também conquistar o melhor. Isso só diz respeito a você, então não deixe que te façam acreditar no contrário.
  6. Focar na recompensa

Se em algum momento surgir o desânimo, lembre-se do motivo pelo qual você está trabalhando. Descanse o tempo que sua mente e seu corpo pedem e não desista. Foque em como será gratificante desfrutar das recompensas lá na frente, recupere o fôlego e siga em frente.

Algumas pessoas têm a habilidade de se automotivarem enquanto outras precisam de ajuda. Seja paciente consigo e, se ver necessidade, busque ajuda. Hoje, existem treinamentos específicos que podem extrair o melhor de você e ajuda-lo na conquista de seus sonhos. Nós, da Arita Treinamentos, temos uma equipe extremamente capacitada para te orientar, independente de qual seja o seu foco. Saiba mais aqui.

Você também pode gostar de ler:

Crédito: Merlas / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

 

ARTIGOS RELACIONADOS