Conheça os 7 principais tipos de traumas emocionais e como lidar com eles | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Conheça os 7 principais tipos de traumas emocionais e como lidar com eles

Conheça os 7 principais tipos de traumas emocionais e como lidar com eles

Conheça os 7 principais tipos de traumas emocionais e como lidar com eles

Viver uma experiência traumática mexe com a nossa vida. Porém, é possível compreender os problemas e encontrar soluções

Não há pessoa no mundo que não tenha passado, ao menos uma vez na vida, por um trauma emocional. Obviamente há traumas emocionais com intensidades variadas e impactos igualmente singulares, porém é algo que faz parte das nossas vidas independentemente de classe social, religião, origem, etc. E hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos, você irá conferir quais são os principais tipos de traumas emocionais e também como lidar com cada um deles. Continue a leitura!

Traumas emocionais: quais são os principais tipos?

1 – Separação amorosa

Quem nunca sofreu com o término de um namoro ou mesmo de um casamento? A separação amorosa é um dos principais traumas emocionais porque gera uma mudança drástica em nossa vida e em como como enxergamos o dia a dia. Sentimo-nos incompletos, desamparados, abandonados e sozinhos, o que leva ao trauma, um abalo emocional grande.

2 – Mortes de parentes

Vivemos boa parte de nossas vidas com pessoas que amamos e que fazem parte de nossa história familiar. Logo, quando um ou mais familiares morrem, o trauma emocional surge como uma reação à tal mudança drástica. Afinal de contas, ninguém está totalmente preparado para encarar uma situação assim.

3 – Aborto

Muitas mulheres alimentam o sonho de se tornarem mães, isso por muitos anos, desde a adolescência até a vida adulta. Em alguns casos, são décadas de planejamento. E quando ocorre o inesperado, como um aborto, o trauma pode ser enorme. Obviamente é uma situação muito delicada e que pode traumatizar a mulher para sempre, gerando insegurança, medo e sensação de abandono.

4 – Acidentes

Viver a experiência de um acidente é algo que mexe com todas as pessoas, afinal um acidente é uma ameaça real e direta para nossa vida e isso gera um trauma profundo. Trata-se de um evento extraordinário, que não estamos acostumados a passar. São vários exemplos que podemos apontar, como pessoas que param de dirigir após um acidente de carro, ou deixam de entrar na piscina após um afogamento quase fatal.

5 – Assalto

Na mesma linha do acidente, o assalto é um dos principais traumas emocionais porque é uma situação fora do comum. Nunca estamos preparados para isso e quando ocorre o assalto, nossas emoções são abaladas. Surgem sensações de vulnerabilidade, insegurança, impotência e medo.

6 – Sequestro

Impossível não colocarmos nesta lista o sequestro, seja ele domiciliar, relâmpago de cativeiro. A pessoa que passa por esta situação nunca mais (ou dificilmente) irá se recuperar 100%, pois a sensação vulnerabilidade é muito grande, de coação também. A violência da ação mexe com nossas emoções.

7-  Violência sexual

Assédios sexuais e abusos deixam marcas emocionais profundas. São experiências traumáticas que podem desencadear vários problemas de ordem emocional e que podem impactar na vida pessoal e profissional da pessoa, como bloqueios a relacionamentos amorosos e em relação à própria aceitação como indivíduo com desejos e necessidades amorosas.

Como superar traumas emocionais?

É preciso compreender, primeiramente, que o inesperado aconteceu e que não tem como voltar no tempo para evitar o ocorrido. A partir disso, é preciso analisar profundamente os reflexos causados pelos traumas emocionais e como estes estão impactando e gerando outros problemas e comportamentos.

A inteligência emocional segue exatamente esta linha de aprofundamento e busca por soluções. Trata-se de uma metodologia comprovadamente eficaz e que trabalha com treinamentos psicológicos que estimulam a melhora da vida da pessoa.

E outra boa notícia é que você sabe que pode contar com a Arita, uma empresa que realmente entende do assunto e que está sempre ao seu lado, contribuindo para que você consiga superar seus traumas emocionais, sempre no seu ritmo e de acordo com seus objetivos. Fale hoje mesmo com um dos nossos especialistas.

Crédito: fizkes / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

ARTIGOS RELACIONADOS