Falta de confiança no trabalho: a importância de combatê-la e 3 formas de como fazer isso | Arita - Treinamento de Inteligência emocional Falta de confiança no trabalho: veja dicas para combatê-la

Falta de confiança no trabalho: a importância de combatê-la e 3 formas de como fazer isso

Falta de confiança no trabalho: a importância de combatê-la e 3 formas de como fazer isso

Trabalhar com mais confiança no dia a dia é o ponto principal para ter uma vida mais equilibrada e feliz, assim como para gerar mais resultados e crescer na carreira

Em toda atividade profissional é fundamental ter confiança no que está fazendo. A pessoa com mais confiança acredita mais em seu potencial e entrega resultados mais satisfatórios, isso porque o dia a dia é encarado com mais disposição e isso leva ao aumento de produtividade. Porém, ocorre o inverso em casos de falta de confiança no trabalho. A pessoa desmotivada e que não acredita que é possível realizar tarefas, produz e entrega bem menos. A boa notícia é que possível combater esta falta de confiança com algumas dicas que você acompanha aqui, no blog da Arita Treinamentos.

3 dicas para combater a falta de confiança no trabalho

1 – Qualidades

Identifique e potencialize suas qualidades como profissional e também como pessoa, no convívio com seus colegas de trabalho. Ao fazer e exercitar isso diariamente, você passará a enxergar o copo “meio cheio” e isso contribui para a confiança.

2 – Aperfeiçoamento

Não deixe, nunca de se aperfeiçoar como profissional. Busque melhorar sempre, faça cursos, participe de eventos de troca de conhecimento. Estimule isso e você se tornará um profissional mais confiante, pois saberá que está em um nível profissional adequado às exigências do mercado.

3 –  Converse

Tenha um bom diálogo com seus colegas de trabalho, principalmente em relação às demandas e exigências do dia a dia. Entenda quais são as falhas que precisam ser corrigidas, exponha seu ponto de vista. Uma boa conversa pode diminuir a falta de confiança no trabalho porque todos da equipe estarão falando a mesma língua, sem espaço para intrigas e eventuais ruídos de comunicação.

Sinais da falta de confiança no trabalho

  • Busca por reconhecimento de outras pessoas.
  • Demonstração exagerada de segurança, principalmente ao exibir conquistas de forma exacerbada.
  • Dificuldade de opinar sobre assuntos relevantes.
  • Não consegue ouvir / aceitar críticas.
  • Dificuldade para dizer “não”.
  • Tendência constante à procrastinação.
  • Não reconhecimento do próprio potencial.
  • Medo de tentar algo novo;
  • Necessidade de evidenciar superioridade.
  • Perfeccionismo.
  • Reclamação.

Como a inteligência emocional pode ajudar?

A inteligência emocional é uma metodologia que busca entender as reais causas de um problema de ordem emocional e, partir disso, trilhar caminhos rumo a uma vida mais equilibrada e feliz. No caso de um quadro de falta de confiança no trabalho, não é diferente. São propostos treinamentos de inteligência emocional para estimular a confiança da pessoa no ambiente de trabalho.

E outra boa notícia é que a Arita Treinamentos é uma empresa de renome com experiência no assunto. Por aqui, você conta com o atendimento de profissionais que realmente entendem do assunto. Então, não perca mais tempo: fale com um dos nossos especialistas.

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