Não consigo confiar em ninguém: como mudar minha perspectiva emocional sobre as pessoas? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Não consigo confiar em ninguém: como mudar minha perspectiva emocional sobre as pessoas?

Não consigo confiar em ninguém: como mudar minha perspectiva emocional sobre as pessoas?

A desconfiança em relação a outras pessoas pode prejudicar socialmente e profissionalmente a vida da pessoa. Saiba reconhecer os principais sinais do problema

Aqui mesmo no blog da Arita você já leu um post semelhante ao assunto de hoje, com foco na falta de confiança em si. Desta vez, o conteúdo segue por um outro caminho e apresenta as principais características de pessoas que têm desconfiança em relação a terceiros. O “não consigo confiar em ninguém” é mais comum do que você pensa! Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto. Aproveite para também enviar seus comentários sobre o tema, dúvidas e sugestões, no final do texto no campo de comentários.

3 características de quem não confia em ninguém

1 – Evita atividades com conhecidos: quem não confia em ninguém, não tem interesse algum em participar de atividades com terceiros, mesmo que sejam pessoas próximas como colegas de trabalho e familiares. O que acontece é um medo irracional de ser rejeitado, de passar por situações de julgamento e decepções. Um mecanismo de defesa fruto de experiências traumáticas no passado.

2 – Não quer conhecer pessoas novas: assim como acontece com pessoas próximas, quem não confia em ninguém tem um medo multiplicado quando se trata de conhecer novas pessoas. Logo, não comparece a eventos sociais ou mesmo encontros. Chega a evitar assuntos que possam levar a tais acontecimentos. Novamente, é o medo da rejeição e da não aprovação. Neste caso, de estranhos.

3 – Não corre riscos: a desconfiança cria uma barreira emocional que impede a pessoa de arriscar mais, de tentar novos projetos e colocar em prática ideias e sonhos que possam mudar o seu próprio patamar. O mesmo sentimento é aplicado nas relações com as pessoas, ou melhor dizendo, no medo de se relacionar e se abrir emocionalmente.

Você sabe o que é pistantrofobia?

Poucas pessoas, realmente poucas pessoas, sabem o que significa pistantrofobia. Trata-se da nomenclatura técnica para o medo de confiar em outras pessoas. É uma fobia irracional, onde há o medo de estabelecer uma relação íntima com alguém. Normalmente, é um medo que tem com origem traumas passados e experiências negativas, onde ocorreu a quebra da confiança. Pessoas desconfiadas são pessoas que sofrem de pistantrofobia.

Confiar em si próprio também é um problema

Normalmente, quem não confia em ninguém, também apresenta grande desconfiança em relação a si próprio. Seja por frustrações pessoais ou profissionais, a pessoa não consegue realizar o que deseja e precisa por não acreditar que é capaz, que é inferior a terceiros. Um problema que, felizmente, pode ter saída com a ajuda profissional certa.

Já ouviu falar em inteligência emocional?

Trata-se de uma metodologia que já transformou a vida de milhares de pessoas em todo o Brasil. E a Arita Treinamentos é uma empresa especializada em treinamentos de inteligência emocional. Por aqui, você conta com o suporte de profissionais que realmente entendem do assunto e que realizam um trabalho personalizado, discreto e eficaz com um só objetivo: derrubar as barreiras emocionais que impedem a sua felicidade.

Não confia em ninguém? A inteligência emocional pode ser a chave para que você desenvolva novas habilidades e mude seu comportamento e postura em relação a novos desafios, conhecer novas pessoas, etc. Então, comece hoje mesmo a tirar a desconfiança da sua vida. Fale com um dos nossos especialistas.

Crédito: fizkes / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

ARTIGOS RELACIONADOS