Pressão psicológica do marido: como identificar maus hábitos do seu parceiro de relacionamento? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Pressão psicológica do marido: como identificar maus hábitos do seu parceiro de relacionamento?

Pressão psicológica do marido: como identificar maus hábitos do seu parceiro de relacionamento?

É preciso ficar atenta aos sinais que demonstram um comportamento nocivo do parceiro, que apontam a existência de uma pressão psicológica do marido

No post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos, você confere um assunto delicado e que infelizmente é uma realidade em muitos relacionamentos em todo o Brasil, a pressão psicológica do marido no dia a dia. Acompanhe na sequência e não deixe de compartilhar com a gente, no final do texto, a sua opinião sobre o tema.

Sinais da pressão psicológica do marido

1 – Ciúmes acima do normal: um dos hábitos mais tóxicos que apontam pressão psicológica do marido é o ciúme acima do normal e também quando o mesmo demonstra ser muito possessivo. O perigo é que tais aspectos podem evoluir para quadros de violência no casal.

2 –  Controlador: maridos que exercem pressão psicológica são controladores, querem dominar todos os caminhos que a esposa percorre e não admitem não possuírem total e absoluto comando da vida da parceira.  Podemos citar como exemplos clássicos as opiniões mais duras e decididas sobre escolha de roupas para eventos sociais.

3 – Isolamento: uma característica bem marcante de pressão psicológica do marido é o isolamento. A esposa passa a não ser incluída em círculos de amizade e familiares, eventos com o pessoal do trabalho e assim por diante. Isso acontece porque o marido se considera melhor que a esposa e isolá-la é um movimento para demonstrar controle.

4 – Críticas constantes: seja em assuntos de menor importância ou em decisões sérias, as críticas sempre aparecem e esta também é uma forma de pressão psicológica. Podemos citar como exemplo as críticas em relação a um novo corte de cabelo, por exemplo.

5 – Nervos à flor da pele: um dos sinais de maus hábitos da pressão psicológica é que o marido passa a não ter mais paciência com a esposa, passa a ser mais impulsivo e aumenta as ocasiões de nervosismo frente a eventuais frustrações, mesmo que pequenas e sem real importância aparente.

6 – Transferência de culpa: a pessoa controladora e que exerce uma pressão em outra não se enxerga como culpado, em hipótese alguma. A culpa é sempre de terceiros e ele é uma vítima da situação. Este é um comportamento que infelizmente aparece como padrão.

Reflexos na pessoa que sofre pressão psicológica do marido

  1. Questionamento pessoal sobre suas qualidades e potencialidades.
  2. Sentimento de frustração e angústia.
  3. Querer se desculpar demais.
  4. Não enxerga as coisas boas da vida.
  5. Cria desculpas para justificar o comportamento do marido.
  6. Esconde de familiares e amigos os problemas que enfrenta no dia a dia.
  7. Passa a mentir para evitar situações desagradáveis.
  8. Dificuldade em tomar decisões.
  9. Medo de contrariar o parceiro.
  10. Passa a notar sinais de tristeza e cansaço mental.
  11. Considera tudo o que faz aquém do ideal, em um nível inferior.

Consegue perceber alguns destes sinais no seu dia a dia ou em amigas e familiares próximas? A pressão psicológica do marido é, infelizmente, um problema até certo ponto comum em milhares de lares brasileiros. Isso acontece por vários motivos, como pela herança machista de muitas décadas e gerações que influenciam na criação do homem e em seu estabelecimento como parceiro de uma mulher.

Como a inteligência emocional pode ajudar?

Através de treinamentos de inteligência emocional é possível desenvolver habilidades emocionais para lidar com problemas de relacionamento, como para enfrentar a pressão psicológica do marido e buscar alternativas para a situação. E outra boa notícia é que você conta com o suporte de profissionais que realmente entendem do assunto e que lidam com inteligência emocional há mais de 30 anos. Conte com a Arita Treinamentos!

Fale hoje mesmo com um dos nossos especialistas e dê o pontapé inicial para mudar de vida de uma vez por todas. A felicidade é um caminho que você tem o direito de percorrer.

Crédito: Damir Khabirov / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

ARTIGOS RELACIONADOS